A ressignificação do crediário nas lojas físicas em 2022
quinta-feira, 16 de dezembro de 2021
Vender mais é a busca constante de todo varejista e, ano a ano, novas tecnologias e inovações voltadas para o aumento de consumo vem ganhando espaço no mercado. O ano de 2021, ainda turbulento por conta da pandemia, ajudou algumas tecnologias a ter penetração mais rápida no mercado, e uma delas, sem dúvida, foi o Pix. Para 2022, outra tendência ainda no setor de pagamentos será a digitalização da operação de crediário próprio.
Esta não irá restringir as compras em e-commerces, mas também será fundamental para acelerar largamente o processo de digitalização do crediário nas lojas físicas.
Com base nas expectativas da economia para o próximo ano, o crediário será ainda um “recrutador” de clientes para as lojas. No modelo de venda a prazo, as lojas perceberão que podem vender não só produtos, mas também serviços financeiros, visto que o público dessa modalidade é carente de crédito. As operações de abertura de conta digital e empréstimo pessoal são grandes tendências que permitem uma maior interação social e ganho de espaço entre loja e cliente.
Isso possibilitará que as pessoas possam tomar empréstimo com a loja – onde mantém seu relacionamento há anos – para comprar, por exemplo, o material escolar e uniforme dos filhos, um celular novo ou até mesmo reformar a sua casa. Ao investir nesse pilar, os lojistas tendem a vender mais, além de desenvolverem um relacionamento diferenciado com a base de clientes.
Contudo, é necessário alertar aos lojistas que este modelo de operação deve ser feito com responsabilidade e muita atenção. É necessário contar com o suporte de soluções tecnológicas para concessão de crédito e utilização de ferramentas antifraude.
Com esses atributos, certamente a rede varejista tende a diminuir as chances de inadimplência – uma vez que elas já possuem o histórico de risco destes consumidores – e maior segurança para gerar receita extra na estrutura atual, além de diluir ainda mais os custos fixos da operação mercantil.
Jeison Schneider é sócio-fundador e CEO do Meu Crediário