Balanço positivo na campanha do Sindióptica-RS contra óculos falsificados

quinta-feira, 14 de março de 2019

Durante dois meses de ações de mobilização da campanha “Óculos de Qualidade Protege de Verdade”, do Sindicato do Comércio Varejista de Material Óptico, Fotográfico e Cinematográfico (Sindióptica-RS) no Litoral gaúcho, mais de 450 mil veranistas despertaram a atenção sobre os malefícios para o uso de óculos falsificados.

 

As ações ocorreram à beira-mar em 13 praias de Cidreira a Torres durante seis finais de semana. Durante as blitzes foram distribuídos 300 mil materiais impressos em pontos próximos à venda de produtos sem procedência. A recepção dos consumidores foi positiva e, gradativamente, os veranistas apoiaram a iniciativa rechaçando a venda de produtos ilegais por ambulantes por considerarem especialmente a venda de óculos falsificados prejudicial à saúde.

 

Mas a campanha não limitou-se apenas em balneários. Na Capital, na orla do Guaíba, foram executadas ações de alerta para o perigo, assim como nas praças de pedágios da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) em Portão (RS-240, km 13), Campo Bom (RS-239, km 19) e Viamão (RS-040, km 19). Entrevistas e participação de programas de rádio e televisão para alertar sobre o tema por parte dos representantes do sindicato somaram 15 ocasiões.

 

Testes de visão junto à comunidade praiana e palestras de especialistas sobre os cuidados com a saúde visual também fizeram parte das ações da campanha nas Casas de Verão Sesc, em parceria com o Sistema Fecomércio-RS. Para o presidente do Sindipótica-RS, André Roncatto, o uso de óculos falsificados causam efeitos cumulativos e irreversíveis ao olhos, provocando lesões para o futuro. “Nós estamos conversando com a sociedade e despertando no consumidor a necessidade de estar atento a produtos prejudiciais à saúde. Neste sentido, a campanha conseguiu mobilizar e conscientizar os consumidores desavisados, sobretudo, no litoral”, explica.

 

Devido ao êxito da campanha, ações semelhantes foram encampadas em Mato Grosso, Bahia e Minas Gerais. O diretor executivo do Sindióptica-RS, Roberto Tenedini, afirma que nas operações – a partir de relatos da fiscalização em Porto Alegre e Litoral – o comerciante ilegal já começa a abandonar a venda de óculos em razão do rigor da fiscalização diante das constantes apreensões. “Percebemos que, apesar das inúmeras apreensões de óculos ilegais, o comércio deste produto já está diminuindo e até há o manifesto de ambulantes em buscar outros locais fora do Rio Grande do Sul para manter sua prática ilegal”, aponta.

 

A campanha completou neste ano 10 anos de atividades ininterruptas e já em 2019 será programada outra ação junto ao consumidor. Participam das ações da campanha, além do Sindióptica-RS, a Ajorsul, Fecomércio-RS, Sesc/RS, Ministério Público Estadual do RS e Governo do Estado.

Fonte: Fecomércio

 

 

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