Boa Vista aponta que Cadastro Positivo auxiliou 41% dos consumidores a melhorarem nota de crédito nos últimos dois anos

quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Uma pesquisa realizada pela empresa de
inteligência analítica Boa Vista mostra que 80% dos consumidores já
tiveram problemas ao tentar solicitar crédito, e que nos últimos dois
anos o Cadastro Positivo, banco de dados com informações de pagamento,
auxiliou 41% dos entrevistados a melhorarem sua nota de crédito (score)
e reduziu, em média, 10,4% as taxas cobradas no crédito pessoal não
consignado para novos tomadores de crédito. Outros 33% dos
entrevistados contaram que o Cadastro Positivo ajudou a nota de crédito
a ficar na mesma faixa de classificação e 26% alegam que tiveram queda
no score.

Segundo a pesquisa, as principais causas apontadas pelos entrevistados
como um dos problemas ao tentar solicitar crédito no mercado são: ter
restrições no nome, mencionada por 51% dos respondentes, e possuir
score de crédito baixo (31%). Em seguida, não ter como comprovar renda
(12%), não ter carteira assinada (4%) e não ter conta em banco (2%).
Esses fatores podem dificultar a tomada de crédito por parte do
consumidor, já que as empresas levam em conta informações sobre
comportamento de pagamentos dos clientes, sejam pessoas físicas, sejam
pessoas jurídicas, para realizar a análise e se decidir pela
concessão.
A pesquisa também verificou o entendimento sobre o Cadastro Positivo.
Em 2021, a Boa Vista constatou que aproximadamente dois terços dos
consumidores afirmam saber do que se trata o Cadastro Positivo. O
conhecimento espontâneo da iniciativa cresceu nos últimos três anos,
com 78% dos consumidores que afirmaram ter ciência deste banco de
dados, frente aos 61% registrados em 2018. Mas, entre as pessoas que
dizem não conhecer o Cadastro Positivo, a maioria também não sabe
como e onde consultar suas informações.

Cerca de 40% dos consumidores entendem que o Cadastro Positivo deve
fazer com que sejam reconhecidos pelas contas pagas e não somente por
dívidas. O estudo também aponta que seis em cada dez, ou 60% dos
consumidores que conhecem o próprio score, atribuem grande importância
da nota na vida financeira.

"Entendemos que o fornecimento de informações mais precisas para
concessão de crédito pode proporcionar impactos positivos para a
economia do país, através, por exemplo, de uma possível diminuição
da taxa de juros médio e da inclusão de consumidores no mercado de
crédito", explica Flávio Calife, economista da Boa Vista.

 

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