Chefe do IBGE na região diz que Vale do Jaguari teve um crescimento econômico significativo, mas nestes últimos dois anos houve uma calmar
sexta-feira, 25 de agosto de 2017
Ao participar do programa A Voz do Empresário no domingo (20), o chefe da agência regional do IBGE, com sede em Santiago, João Pedro Perufo, destacou que a região do Vale do Jaguari teve um crescimento significativo no setor econômico, mas que nestes últimos dois anos foi registrada uma situação de calmaria no setor.
Questionado pelo jornalista Miguel Monte, apresentador do programa, sobre a questão do aumento ou não dos postos de trabalho na região, ele frisou que o grande gerador de emprego é o setor da indústria. “Nosso região não possui esta característica de pólo industrial”, observou o representante do IBGE. “Mas de uma maneira geral, Santiago, por exemplo, está bem”, completou.
Outro ponto levantado durante o programa A Voz do Empresário com o chefe do IBGE em nossa região, foi a questão da diminuição da população dos municípios do Vale do Jaguari. Ele apontou a perda de distritos em municípios como Santiago, Jaguari e São Francisco de Assis, com um dos fatores. “Mas o grande fenômeno, além dos jovens que partem em busca de oportunidade de emprego em outras regiões, é a redução da taxa de natalidade, com mais de 30%”, informou Perufo.
O chefe da agência regional do IBGE, também anunciou o número de trabalhadores na região com carteiras assinadas, segundo estudo do instituto de 2017. Em Santiago, conforme ele, são 7.333. Em Nova Esperança do Sul 1.579. Em São Francisco de Assis 1.336. E em Jaguari, 999 trabalhadores com carteira assinada.
Conforme Perufo, os estudos feitos pelo IBGE são importantes não só para os gestores públicos, a fim de que, elaborem políticas públicas mais eficazes para atender o cidadão, mas também para a iniciativa privada. “Nossa meta é retratar a realidade dos municípios”, ressaltou.
Ele aproveitou sua participação no programa para comunicar a realização do Censo Agropecuário que estará acontecendo a partir de 1º de outubro até fevereiro de 2017. “Estamos com os dados do setor agropecuário bastante defasado e precisamos atualizá-los”, frisou Perufo, solicitando que os proprietários de propriedades rurais recebam bem os recenseadores que estarão percorrendo a região rural do todo o país e, particularmente da região do Vale do Jaguari, a partir do mês de outubro.
O programa A Voz do Empresário é uma produção do Centro Empresarial de Santiago, e conta com o patrocínio do Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital de Caridade de Santiago. O programa vai ao ar todos os domingos das 10h às 11h, através das rádios Verdes Pampas FM de Santiago, Vale Verde FM de Jaguari, e Nova Esperança FM de Nova Esperança do Sul.