Chilli Beans: O valor da marca
quarta-feira, 13 de abril de 2022
A história que começou com um jovem que foi estudar música em Boston, percebeu nas ruas que as pessoas usavam óculos não por necessidade, mas por moda. Comprou vários modelos, colocou na mala e trouxe para o Brasil para vender óculos para os amigos. E que hoje tem quase mil lojas espalhadas pelo mundo: de Miami e Las Vegas passando por Dubai, Catar, Portugal, Áustria, Kwait, Peru e Bolívia. E mais 64 lojas franqueadas que serão abertas na Alemanha em cinco anos e mês que vem chega na Austrália com lojas físicas, pois no on-line já atua há um ano.
Caito Maia, o fundador e CEO da Chilli Beans, marca de óculos que há sete anos é case de empreendedorismo de sucesso em Harvard, fez a palestra que encerrou o 35º Fórum Fecomércio-RS de Gestão. Se existe receita de sucesso, a de Caito é pensar, agir e investir na marca. “Todo mundo pode vender óculos, as mesmas marcas em 12 vezes sem juros. A Chilli Beans aposta nas pessoas e em suas histórias. Fazer a diferença é tudo. Quando a gente vende o produto, o retorno é imediato. Quando se vende a marca, o retorno é a longo prazo. O envolvimento é tudo. Óculos é commoditie. O que importa são as pessoas, contar histórias”, disse.
Caito contou que a pandemia foi o maior desafio de sua vida. “Em março de 2020 tivemos mil lojas fechadas de repente. Tínhamos apenas um site. Pois abrimos 202 novas lojas na pandemia. Como? Com ações inovadoras como a parceria com postos de gasolina para abrir 400 pontos de venda instalados em containeres construídos com o lixo retirado do fundo do mar e então reciclado, a convenção realizada dentro de um vídeo game que reuniu 25 mil pessoas, a vitrine 3D no site que possibilita a pessoa experimentar óculos de casa, a convenção da Chilli Beans dentro de um navio com cinco mil pessoas desfrutando de shows, festas, desfiles de moda, arte e música ou as coleções limitadas lançadas semanalmente. “Sempre contando histórias. Como a coleção da Rita Lee que me contou que já tinha visto disco-voador duas vezes, do Alok, do Iggy Pop e do Harry Potter. Cada coleção tem um detalhe diferenciado, exclusivo. Em breve vamos lançar um filme contando a história da Chilli Beans”, anunciou o empresário.
O CEO encerrou sua participação dando uma “cutucada” no público, como ele disse. “O mundo foi sacudido e muitas coisas novas vão surgir. Temos que estar atentos para aproveitá-las. Olhem para o mercado. Tem setores que são arcaicos que podem ser rejuvenescidos”, concluiu Caito.
O presidente do SINDILOJAS Santiago – empresário Aldacir José Callegaro e o gerente executivo do CES – João Carlos Machado estiveram presentes nesse evento.