Comércio tem terceiro mês positivo, puxado por vendas de supermercados
quinta-feira, 10 de outubro de 2019
Eduardo Peret - Agência IBGE
10/10/2019 09h00 | Atualizado em 10/10/2019 09h14
Os super e hipermercados impediram que as vendas do varejo ficassem negativas em agosto. O volume do comércio no mês foi de 0,1% em relação julho, o que indica estabilidade, mas é o terceiro mês seguido que o setor tem taxa positiva, acumulando alta de 1,2% no ano.
Na comparação com agosto de 2018, as vendas cresceram 1,3%. Os resultados são da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada hoje pelo IBGE.
As vendas do setor de super e hiper supermercados, que agrega produtos alimentícios e fumo, aumentaram 0,6% na passagem de julho para agosto, o quarto resultado positivo seguido. Outra alta foi de outros artigos de uso pessoal e doméstico, que cresceram 0,2%. Juntos, os dois setores correspondem a mais de 60% do total do varejo.
“O aumento nos dois grupos indica um perfil de consumo mais básico, associado às classes de rendimento mais baixas da população”, explicou a gerente da pesquisa, Isabella Nunes.
Também tiveram aumento os equipamentos e materiais de escritório, informática e comunicação (3,8%), livros e revistas e artigos de papelaria (0,2%).