Confiança dos empresários do comércio sobe 13,7% em março

terça-feira, 28 de março de 2017

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) do Rio Grande do Sul encerra março com elevação de 13,7% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Aos 95,9 pontos, o indicador revela que a confiança dos empresários continua em processo de recuperação, incentivada principalmente pela redução mais acelerada de juros e inflação. Também a iniciativa do governo para a realização das reformas fiscal, trabalhista e tributária têm impactado positivamente sobre o desempenho do ICEC. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (28) pela Fecomércio-RS.

“É importante que estejamos recuperando a confiança nesse momento em que a situação das vendas e das empresas do comércio em geral ainda é difícil. Apesar de tudo, a redução dos juros e da inflação e as iniciativas recentes do governo no sentido de tentar realizar reformas importantes para nossa economia acenam com possibilidades melhores para o Brasil no futuro. Isso tudo é captado pelas expectativas muito otimistas dos empresários do comércio, refletidas nos resultados de março do ICEC”, afirma o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn.

O ICEC, que mede as condições atuais, cresceu 27,1% sobre março/2016, atingindo 65,1 pontos. Ainda em campo pessimista, o indicador permanece em trajetória de recuperação, com maior intensidade sobre a situação da economia brasileira e menor força na percepção pessimista por parte dos empresários.

As expectativas dos empresários do comércio (IEEC) também seguiram a mesma tendência de elevação observada há alguns meses. O indicador registrou alta de 16,7% na comparação com março/2016, atingindo 141,0 pontos. A pesquisa revela que os empresários estão com uma visão bastante positiva em relação ao futuro em todos os âmbitos analisados (economia, setor e empresa). O ICEC mostra também que o IEEC vem sendo reforçado nos últimos meses por fatores como juros e inflação em baixa, além das reformas, como já mencionado.

O índice que mede os investimentos (IIEC) apresentou variação positiva de 0,9% na comparação com março/2016, aos 81,6 pontos. Mais uma vez, o desempenho do indicador foi prejudicado pelo índice que avalia a situação dos estoques nas empresas.

Fonte: Fecomércio - RS

 

WhatsApp Centro Empresarial de Santiago