Dicas para uma boa gestão financeira
quarta-feira, 25 de outubro de 2017
A administração financeira é uma ferramenta fundamental para que seja possível ter o controle da vida da empresa. Essa ferramenta controla recursos e analisa toda a situação da empresa, podendo assim ter uma visão financeira de curto e longo prazo. Bem por isso, todos os conceitos e departamentos dentro de uma organização estão relacionados à administração financeira, pois é ela que presta todo suporte a empresa para que seus objetivos sejam alcançados. E seus lucros maximizados.
Tendo esta amplitude de atividades e importância no crescimento empresarial a partir de pesquisas realizadas em empresas do comércio e serviços apresentamos algumas dicas que poderão melhorar a sua gestão financeira:
Tenha profissional: Tenha pessoas com formação em administração financeira para aturar nesta área;
Tenha relatórios: Tenha bons relatórios financeiros, tais como: fluxo de caixa, orçamento de despesas e receitas, relatório do previsto e realizado, balancete de verificação, contas à pagar e à receber;
Não misture: Não misture o caixa da empresa com contas pessoais de sócios e defina pró-labore para cada sócio;
Cenário Econômico: Além do histórico, também é importante analisar o cenário econômico para o próximo ano e fazer o planejamento financeiro do mesmo. Olhe a empresa como um todo, assim como o lugar que está inserido. Estar atento as mudanças e os rumos do mercado para poder se antecipar;
Gaste menos: Gaste menos do que arrecada e conheça o ciclo econômico da empresa (compra, venda, recebimentos e pagamentos);
Bons funcionários: Contrate pessoas altamente qualificadas e competentes, são elas que farão todo o contato direto com o seu cliente, elas deverão ter os valores que a empresa acredita.
Analise informações: Analise todas as informações dos relatórios gerados e crie indicadores para o seu negócio;
Fatos e evidências: Com os indicadores criados analise-os com frequência e tome as devidas decisões baseado em fatos e evidências;
Invista bem: Invista em bons sistemas de gestão, eles com certeza lhe auxiliarão em bons relatórios e informações;
Tenha reservas: Tenha reservas para emergências e investimentos, conhecer o ponto de equilíbrio e a estrutura de custos, ter metas e buscar utilizar capital próprio;
Escritório contábil: Solicite ao escritório contábil todas as informações financeiras, seu balanço patrimonial e DRE e faça análise e projeções a partir do seu histórico do ano anterior.