Economia Prateada – A potência de um mercado de consumo
quinta-feira, 16 de janeiro de 2025
Atualmente o Brasil possui 33 milhões de pessoas sendo que destas, 15,2 milhões são da faixa etária de 60 +. Estamos vivendo mais e estão nascendo menos crianças, ou seja, o País está envelhecendo rapidamente.
No Rio Grande do Sul, a população com idade até 14 anos (17,52%), já é menor do que a população com idade igual ou superior a 60 anos. No País, a população com idade até 14 anos ainda responde por 19,76% da população total.
Nunca tivemos tantas pessoas “maduras” na nossa humanidade, nem nunca eles tiveram uma participação percentual tão grande. E, isso cria novos desafios para o governo e para a sociedade. Mas, também cria nova e potentes possibilidade de negócios.
Segundo o Bank of America Merrill Lynch, esse mercado movimenta cerca de US$7,1 trilhões, o que, na prática, lhe confere o status de terceira maior atividade econômica do mundo.
A economia prateada é um olhar sobre o potencial econômico desse novo grande contingente populacional. As pessoas maduras surgem, nesse cenário, como um conjunto relevante, especialmente, de consumidores.
Em 60% dos lares brasileiros, tem pelo menos uma pessoa acima de 50 anos e, em muitas vezes, é a responsável financeiramente pela casa. Os maduros representam quase 20% do consumo, movimentando R$ 1,6 trilhão por ano. E 22% dos maduros brasileiros permanecem trabalhando após os 60 anos.
Apesar da demanda, ainda existe uma falta de entendimento do mercado de como atender a esta demanda de uma forma assertiva e acessível como: vestuário, calçados e acessórios, alimentos para necessidades específicas, serviços de turismo, cursos em geral, soluções para adaptação da casa, produtos de beleza e higiene pessoal e cursos de línguas e intercâmbio.
Como oportunidade de negócios a área da saúde e cuidado, habitação e lazer despontam como os de maior potencial de consumo nos próximos anos.
Dra.Patrícia Palermo
Economista-Chefe da Fecomércio - RS