Entrevista com Luiz Marins
segunda-feira, 11 de janeiro de 2016
Antropólogo, historiador e empresário, o professor Luiz Marins já lecionou em diversas universidades e atualmente é diretor da Anthropos Consulting, desenvolvendo produtos para a formação e aperfeiçoamento profissional de empresários dos mais variados setores.
- De que forma a antropologia contribui para a Gestão Empresarial?
Descobrindo e revelando os hábitos dos consumidores, a antropologia e a etnografia vêm sendo utilizadas por grandes corporações para o planejamento de novos produtos e serviços. A antropologia empresarial utiliza métodos, principalmente da observação participante, para compreender a empresa, o seu mercado e trabalhar com o planejamento do futuro. Ela busca detectar e reforçar as forças e identificadores positivos da empresa do ponto de vista dos clientes, do mercado, dos colaboradores, dos fornecedores e da comunidade.
- Como se constroi uma cultura empresarial?
Toda empresa possui uma cultura que a define e a diferencia de outras organizações. Essa cultura é formada pelo conjunto das tradições (passado), necessidades (presente) e aspirações (futuro) da empresa e de seus dirigentes. É por isso que os grupos procuram desenvolver uma “missão” ou “visão” para que todos os colaboradores saibam exatamente quais são os valores.
- O fim de ano normalmente é um momento de balanços para as empresas. Que dicas podem ser dadas para o planejamento de 2016 no caso de negócios que não tiveram um bom desempenho nos últimos meses?
Para enfrentar o próximo ano, as empresas deverão ter visão, foco e ação. Os empresários precisam refletir sobre onde investirão, aonde querem chegar, que recursos têm para isso e com quem poderão contar. E tudo terá que ser determinado com prazos de execução. Só assim vencerão em 2016.