Nota de Repúdio

segunda-feira, 15 de junho de 2020

O CES, como entidade de classe, representando o comércio, indústria e serviços de Santiago,  repudia e se posiciona contrário à inclusão de nosso município na zona geográfica “Bandeira Vermelha”, delimitada pelo “Modelo de Distanciamento Controlado”, instituída pelo Governo  Estadual, no último sábado, para evitar a disseminação do coronavírus.

Desde o início desta pandemia, os empresários sempre se mostraram organizados e preparados para o enfrentamento desta crise. Foram realizados, cursos, treinamentos e os protocolos foram seguidos à risca demonstrando alto nível de comprometimento com a higienização, organização, distanciamento de clientes e revezamento de colaboradores.

Quanto a crise econômica, esta está trazendo resultados altamente negativos. Muitos precisaram demitir pessoal, outros foram obrigados a fechar empresas e tantos outros estão sem saber o que fazer com o acumulado de dívidas e protestos. Entendemos que esta pandemia está gerando uma crise sem precedentes. Também somos sabedores de que a saúde é e sempre será prioritária em nossa vida tanto é que realizamos uma doação ao Grupo Hospitalar Santiago, objetivando contribuir na compra de insumos tão necessários aos profissionais da saúde.

A bandeira vermelha nos impõe algumas restrições que não esperávamos neste momento. Fechar o comércio trará consequências indescritíveis e prejudicará a saúde mental e a economia de nossos empresários.

Esses 15 dias de fechamento, mesmo que embasados em dados serão, sem sombra de dúvidas, os responsáveis pela derrocada de muitas famílias.

O CES é totalmente contra esse fechamento do comércio e acredita que outras medidas poderão auxiliar no controle dessa pandemia. Como, por exemplo: redução do horário de funcionamento do comércio, maior fiscalização de pessoas na rua sem os itens de segurança (máscara) e multa para os infratores que não estiverem cumprindo as normas.

Ao mesmo tempo em que protesta e luta pela busca da reversão dessa bandeira o CES continua colaborando com entidades que estão enfrentando dificuldades.

 

WhatsApp Centro Empresarial de Santiago