Programa A Voz do Empresário discutiu novas tecnologias para a construção civil
segunda-feira, 31 de julho de 2017
O Steel Frame, Sistema Construtivo Sustentável, trouxe mais uma opção para o mercado brasileiro da construção. A informação é da empresária e arquiteta Rumy Yamada, que participou no domingo (30), do programa A Voz do Empresário. Sua informação foi ratificada pelo professor da URI Santiago Rodrigo Barcelos Pinto, pelo coordenador do Pólo de Modernização Tecnológica da URI Clóvis Bem Brum, e pelo empresário da construção civil e Diretor de Indústria do Centro Empresarial de Santiago Sandy Yamada.
Conforme eles, em uma obra que se utiliza este sistema, não são usados tijolos e nem cimento. “O principal material estrutural é o aço”, afirmou Rumy. Por essa característica e por haver economia no consumo de água, segundo os convidados do Programa A Voz do Empresário, esse sistema de construção é bastante sustentável. “Também é um sistema que terá menos desperdício”, frisou o professor do curso de Arquitetura da URI Rodrigo Barcelos.
Por sua vez, o professor Clóvis Bem Brum, coordenador do Pólo de Modernização Tecnológica da URI Santiago, destacou que o órgão está focado em experimentos que primem pela sustentabilidade. "No momento, estamos trabalhando na questão dos Blocos de Cimento e no Solo-Cimento, utilizando para isso os resíduos industriais”, esclareceu o coordenador do Pólo. Clóvis Brum, frisou, inclusive, que as novas tecnologias surgem para trazer soluções ao homem no seu cotidiano e na sua evolução, e que uma não acaba com outra.
O Programa A Voz do Empresário é levada ao ar todos os domingos das 10h às 11h, por uma cadeia de rádio composta pela Rádio Verdes Pampas FM de Santiago, Rádio Vale Verde FM de Jaguari e Rádio Nova Esperança FM de Nova Esperança do Sul. O programa que é apresentado pelo jornalista Miguel Monte, é produzido pelo Centro Empresarial de Santiago, e tem o patrocínio do Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital de Caridade de Santiago.