Salões de beleza acreditam em expansão ainda neste ano
segunda-feira, 9 de setembro de 2019
No primeiro semestre de 2019, frente ao mesmo período do ano anterior, o movimento nos salões de beleza foi considerado equivalente para 32,2% dos entrevistados. O restante das respostas se dividiu quase uniformemente. Enquanto 32,5% relataram melhora, 35,3% indicaram piora.
A sondagem do setor foi conduzida pela Fecomércio-RS. A expectativa dos comerciantes para as vendas nos próximos seis meses é otimista: 60,3% acreditam que as vendas melhorem muito e 28,9%, um pouco. Com relação à economia do Brasil no segundo semestre, 35,3% apostam que a situação melhore um pouco e 38,7% acreditam que muito. A crise (56,2%), alta carga tributária (27,1%) e concorrência (25,3%) foram os principais motivos citados como impeditivos ao crescimento das vendas.
Quando perguntados sobre questões ligadas ao gerenciamento do negócio, sobre as estratégias nos dias de menor movimento, 54,5% afirmaram não fazer nenhum tipo de ação que promova aumento das vendas nesses dias. Já nos dias de maior movimento, 71,8% dos estabelecimentos não realizam nenhum tipo de mudança no funcionamento. O cadastro, instrumento relativamente simples de fidelização de clientes e importante na atribuição de um perfil específico para cada consumidor, é utilizado por apenas 52,3% dos entrevistados, o que limita a capacidade de promover uma venda mais ativa e pessoal para aqueles que não adotam esta prática.
A utilização de redes sociais como plataforma de divulgação dos serviços oferecidos é generalizada dentro do segmento, tendo 96,4% dos entrevistados relatado a presença online do estabelecimento. Embora esta tendência, a forma como são feitas as marcações dos atendimentos não é exclusiva das redes sociais (citada por 89,7% dos respondentes), sendo ainda muito comum a utilização do telefone (91,8%) e da própria recepção da loja (87,9%).
Fonte: Fecomércio