Segurança na rede
quinta-feira, 11 de maio de 2017
Soluções robustas contra invasões de hackers tornaram-se essenciais para a boa saúde das empresas – seja ela de pequeno, médio ou grande porte.
Estar conectado significa estar vulnerável. Os números nos refletem essa insegurança. Segundo relatórios produzidos por empresas internacionais sobre segurança cibernética, 43% das empresas do mundo perderam dados em algum tipo de ciberataque no ano de 2016. No Brasil, esse volume sobe para 87%.
Os alvos mais comuns costumam ser o roubo de informações sigilosas da própria companhia e de seus clientes e o acesso à área financeira. Isso pode acontecer por meio da instalação de vírus e outros programas maliciosos nos computadores da empresa. Além disso, o aumento do uso de dispositivos móveis tem contribuído para as invasões. Em muitos casos, os ataques frequentes e o vazamento de dados podem minar a sobrevivência e o crescimento do negócio.
Por isso, é de extrema importância que as empresas mudem sua atitude, deixando de esperar pela próxima invasão e investindo de antemão na segurança de um plano de TI. O custo-benefício é notável. De acordo com a consultoria Marsh & Mclennan Companies, a violação de dados vai gerar perdas de US$ 2,1 trilhões no mundo, até 2019.
4 Dicas para proteger a sua empresa de ataques virtuais
- Proteja os diferentes alvos
Boa parte das empresas resguardam apenas seus endpoints e se esquecem de outras portas para potenciais ameaças. As redes wireless e os dispositivos móveis, por exemplo, estão se tornando alvos cada vez mais comuns.
Firewalls, serviços de gestão de acesso a internet, Anti-Vírus e Anti-Malware são investimentos que valem a pena.
- Identifique os pontos vulneráveis
Antes de contratar um plano de proteção contra incidentes cibernéticos, a companhia deve determinar quais os dados, redes, ativos e serviços que necessitam de maior cuidado.
- Aposte na nuvem
O armazenamento de dados e documentos em nuvem tem alto nível de segurança, além de fazer uso de criptografia - uma tecnologia de codificação automática. A Embratel também oferece soluções de gerenciamento de Cloud.
- Treine seus colaboradores
E-mails, redes sociais e pen drives podem esconder programas maliciosos que são instalados involuntariamente pelo funcionário. Reforce a importância de não compartilhar informações confidenciais por programas de mensagens instantâneas ou por e-mail com destinatários desconhecidos.
Fonte: Estúdio Globo