Ser Empreendedor

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Dr. Augusto Cury

Ser um empreendedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças. É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola. É tomar atitudes que ninguém tomou. É não esperar uma herança, mas construir uma história.

O código do empreendedorismo alicerça o processo de observação, dedução, indução, raciocínio esquemático. Não é um código supersticioso, mas é o código que nos faz ousar, arriscar, atrever e aventurar.

Que nos anima a andar por trajetórias nunca antes traçadas, por aventuras nunca antes programadas. Esse código financia as descobertas imediatas nos estaleiros intelectuais. Ele nos dá subsídios para produzir soluções não vistas e saídas não enxergadas.

É preciso incentivar a formação de empreendedores que amam a lei do maior esforço, capazes de mudar o traçado da sua história, ser líder de si mesmo. É preciso incentivar as pessoas a enfrentarem seus problemas mesmo que hajam riscos, pois quem vence sem obstáculos triunfa sem glória. Não há vitórias sem derrotas e nem pódio sem labuta. Como empreendedor, você errará diversas vezes, mas esse é o preço da conquista.

A lei do maior esforço representa a atitude inteligente do EU em se indignar com suas inabilidades e defeitos, o que o leva a se reciclar, se equipar, agir, se reconstruir; impulsiona o EU a usar estratégias para empreender uma nova jornada, seja ela interior ou exterior, para conquistar o que lhe falta, o que planeja e sonha.

Essa lei é a mola propulsora para o desenvolvimento das funções vitais da inteligência, como a capacidade de gerenciar os pensamentos, proteger a emoção, expor e não impor as ideias, ter carisma, empatia, resiliência. Quem respira a lei do maior esforço descontamina-se do “coitadismo” e do “conformismo”. Não admite ter uma mente escravizada e refém.

Explore o desconhecido! Liberte-se do cárcere da insegurança e saia da zona de conforto dos seus diplomas, status e sucessos antigos. Penetre no labirinto da vida. Traga soluções para os problemas e previna erros no trabalho.

Tenha novas atitudes para encantar os filhos, a namorada, o cônjuje e os colegas.

Para ser empreendedor, é necessário recolher as armas e abraçar mais, estimular a interiorização, fomentar a resiliência, irrigar o pensamento crítico, aprender a pilotar a mente.

Quantos projetos você deixou para trás? Quantas vezes seus temores bloquearam seus sonhos? Ser um empreendedor não é esperar a felicidade acontecer, mas conquistá-la.

Pscicanalista e Escritor

Fonte: Revista do SESCON RS

 

WhatsApp Centro Empresarial de Santiago